Olá siraquianos?! Antes de tudo, feliz 2012 a todos!
Começamos o ano com uma entrevista que pode ser considerada especial por vários motivos.
Primeiro porque a ultima data do fim de 2010, portanto mais de um ano sem entrevistas. Também uma reformulação no estilo das perguntas um pouco mais pessoal, além de um novo campo intitulado “Bate e volta” tornando-a mais dinâmica.
Uma particularidade dessa entrevista é que temos dessa vez duas entrevistadas, mas o que faz dela realmente especial é quem são. As irmãs Jessica e Ana Paula que frequentam o SIRAC há pouco tempo, mas que infelizmente para nós estão retornando à Bahia (sua terra natal), portanto nos deixando.
Essa entrevista é um modo de registrar sua curta passagem, porem marcante na existência do grupo e na vida e coração de cada um dos integrantes dessa família.
Curta essa e boa leitura!
Ficha SIRAC
Jéssica
Nome completo: Jéssica de Santana Santos de Santana
Idade e data de nascimento: 17 anos, 18/09/1994
Onde Nasceu: Bahia
Trabalha e/ou estuda: Pode se dizer que sim! (Risos)
Relacionamento: Solteira
Gosta de Fazer: De cantas, ouvir música e tocar meu violão.
Ana Paula
Idade e data de nascimento: 16 anos, 15/10/1995
Onde Nasceu: Bahia
Trabalha e/ou estuda: Eu só estudo.
Relacionamento: Solteira
Gosta de Fazer: Gosto de fazer amigos e ser feliz com meus amigos e minha família.
Pergunta e Resposta
Há quanto tempo já caminha com o SIRAC?
Jéssica: Há 10 meses.
Ana Paula: Há 10 meses.
Como conheceu o grupo?
Jéssica: Eu conheci quando fui à igreja do Horizonte pela primeira vez. Procurei saber se tinha grupo de Jovens e alguém que participasse. Encontrei logo a Fran (coordenadora). Perguntei se podia participar, ela me disse que sim. Na semana seguinte eu fui.
Ana Paula: Conheci junto com minha irmã Jéssica, indo à igreja. Falamos 1º com o Gabriel (acólito), perguntamos se havia grupo de jovens, ele disse que sim. Naquele dia esperamos o fim da missa falamos com o padre Edmilson que nos indicou apontando a Fran. Falamos com ela que pediu pra estarmos na igreja no outro domingo às 16h30min. Bom, foi assim que conheci o grupo.
Da 1ª vez que veio a um encontro, o que recorda que aconteceu, sentiu, viveu?
Jéssica: No 1º dia eu senti que aqui era o meu lugar. Senti que aqui eu teria amigos de verdade. Aqui eu vivi momentos emocionantes que jamais vou me esquecer.
Ana Paula: Da 1ª vez que vim ao grupo fiquei feliz porque nos receberam de braços abertos e me emocionei. Eu recordo que fizeram uma roda em torno da gente, nos fizeram um monte de perguntas e ainda cantaram. Eu fiquei com muita vergonha nessa hora, mas foi muito divertido.
O que você mais gosta no SIRAC?
Jéssica: Da simpatia, da amizade, de tudo de bom. Amo todos vocês.
Ana Paula: Gosto da educação, da simpatia, do jeito como nos ensinam a amar Jesus. Eu gosto do SIRAC porque é o lugar certo pra aprender varias formas de amar e eu aprendi muitas e muitas outras coisas.
Alguma coisa mudou em sua vida depois de ter conhecido o grupo? Se sim, o que?
Ana Paula: Mudou muita coisa, eu mudei. Passei a ir à igreja todo domingo, antes eu não ia à missa toda semana. Hoje eu quero saber cada vez mais e mais sobre Deus, e falar de Deus, e pensar em Deus. Se eu faço qualquer coisa, hoje penso se estou ou não pecando.
Dentre os encontros, passeios, retiros e outros eventos vividos com o SIRAC, quais experiências mais marcantes teve com DEUS?
Jéssica: A experiência que tive foi saber o que é amar o próximo e aprender a amar o próximo. A amar a Deus sobre todas as coisas e ter conquistado amigos que jamais vou esquecer.
Ana Paula: A primeira vez em que repousei no Espírito. Foi a primeira vez que eu senti Deus bem perto de mim.
Você acha que alguma coisa precisa ser mudada ou melhorada no grupo?
Jéssica: Eu acho que não, do jeito que está, está bom.
Ana Paula: Eu acho que está bom assim mesmo.
Sabemos que infelizmente para o SIRAC você e sua irmã estão retornando para a BAHIA. De tudo o que viveu no grupo, o que recorda e leva de mais precioso?
Ana Paula: Eu recordo os momentos que passamos juntos. Aqui eu aprendi várias coisas que quero levar pra Bahia e ensinar lá tudo que aprendi.
Durante sua estada em nossa comunidade infelizmente não houve muito tempo de entrar e integrar alguma pastoral, mas se pudesse hoje entrar em alguma, qual seria e por quê?
Jéssica: Eu entraria na pastoral da catequese, e pretendo fazer isso na Bahia, quero poder ensinar.
Ana Paula: Eu entraria no ministério de música, porque eu gosto de cantar as músicas de Deus.
De agora pra frente, quais seus planos de vida, tanto pessoais quanto espirituais?
Jéssica: Quando chegar à Bahia vou procurar participar do coral e quero passar tudo que aprendi aqui.
Ana Paula: De agora pra frente vou falar mais de Deus e ensinar, passas o que aprendi aqui.
Bate e Volta
Jéssica
• Um Prato: Não tenho preferencias.
• Um Livro: Gosto de comédia, romance, terror, poesia...
• Um Filme: Qualquer comédia.
• Uma Música: vento no litoral.
• Uma Palavra: Senhor.
• Um Santo: São Francisco de Assis.
• Amigos: Aqueles que estão ao seu lado o tempo todo, sempre te aconselhando e te ajudando com o que eles podem.
• Família: União.
• Igreja: Aprendizado.
• Maria: Advogada nossa.
• Deus: Senhor de todos nós.
• SIRAC: Somos Irmãos Reunidos no Amor de Cristo.
• Jéssica por Jéssica: Uma pessoa um pouco chata que só reclama, mas que no fundo do coração é uma pessoa do bem.
Ana Paula
• Um Prato: Macarrão com almondegas.
• Um Livro: Gosto de lendas.
• Uma Música: U SMILE
• Uma Palavra: Paz.
• Uma Frase: Nada poderá me abalar.
• Um Santo: Santo Antônio.
• Amigos: Gosto de um poema que diz: “Amigo não é aquele que diz: ‘Vá em frente’, mas sim aquele que diz: ‘Pare e pense’.”.
• Família: Amar.
• Igreja: Respeito.
• Maria: Mãe.
• Deus: Pai.
• SIRAC: Irmãos.
• Ana Paula por Ana Paula: Uma menina alegre que gosta de fazer amigos e gosta de estar com eles.
Deixe uma mensagem para seus amigos do Grupo de Jovens SIRAC
Jéssica: Gente, eu não tenho muito pra falar. Eu só sei que amigo que é amigo não é aquele que diz “vá em frente”, mas sim aquele que diz “pare e pense”, e vocês são os melhores amigos que qualquer um poderia querer.
Ana Paula: Oi amigos! Eu vou embora pra Bahia e vou sentir saudades de vocês, mas eu peço para vocês que nunca desistam dos seus sonhos, porque vocês vão longe. Eu agradeço a Deus e a vocês por me receberem de braços abertos e por me ensinarem a amar e a pensar no próximo. Obrigado por tudo! Que Deus ilumine todos vocês. Beijos e abraços da Ana Paula.
Jessica e Ana Paula , nós do SIRAC já estamos sentindo a falta que farão. Foi pouco tempo, mas o suficiente para criarmos laços de amizade com certeza eternos pois foram construídos com base no coração daquele que nasceu, sofreu e se doou por nós, para nos tornar irmãos de sangue, pelo seu próprio sangue.
Desejamos que sejam felizes nessa nova fase de suas vidas, que nunca se esqueçam de nós pois sabemos que nunca as esqueceremos, e que essa entrevista seja um modo de dizermos "até logo", pois o mundo dá voltas e Deus nos dá a cada dia uma nova chance de através do livre arbítrio tomarmos nossas próprias decisões e assim como é um grande desejo nosso, sabemos que há o desejo no coração de vocês que um dia possamos nos reencontrar.Jéssica e Ana Paula, como na acolhida do grupo no primeiro dia queremos com ainda mais força, não só de nossas vozes mas com o coração gritar novamente:
"Lindas, maravilhosas. Jesus as ama e nós também!!!"