ENTREVISTA (22) MATÉRIA (8) POEMA (15) RESUMO (18) TEXTO (20)

segunda-feira, 19 de julho de 2010

ENTREVISTA COM MEMBRO DA PARÓQUIA - MARCINHO

Amados, boa tarde!
O entrevistado de hoje, é um homem de muito carisma com a misericórdia de Cristo. Ao longo de sua jornada na igreja, ele já realizou diversas pregações acerca da misericórdia, de afetividade, de casamento etc. E através da inspiração Divina, teve a excelente idéia de fundar uma instituição para divulgar a misericórdia de Cristo: ALCOM.




Nome completo: Marcio Clodoaldo Silva dos Santos
Idade: 36 anos
Local de nascimento: Bahia
Profissão: Advogado
Relacionamento: Casado
Prato predileto: Churrasco

Perguntas:

1. Qual é a sua comunidade?

Essa pergunta é complicada para mim, pois como sabem sou fundador da ALCOM (www.alcom.org.br), então poderia dizer que é a própria ALCOM, mas em se tratando de Paróquia Verbo Divino, sou da Comunidade Sagrado Coração de Jesus do Jd. Vera Cruz.

2. Quanto tempo você tem de caminhada?

Mais uma pergunta difícil (risos), digo isso, pois, não me recordo exatamente quando começou, mas deve ter em torno de uns 20 anos, com a mesma certeza, amor e alegria!!!

3. Sabemos que você é líder da ALCOM (Aliança do Coração Misericordioso). O que te incentivou a formar esta instituição?

A ALCOM é mais que uma “instituição” é uma família, um jeito de ser, um estilo de vida para Deus e para o próximo.
O nascimento da ALCOM foi meio que “natural” (se é que podemos falar de naturalidade em se tratando de plano de Deus), pois quanto mais me entregava nos braços Misericordiosos do Senhor, mais queria me entregar e este “mistério” de amor e salvação me envolvia e meu desejo era de que todos pudessem sentir e levar isso ao mundo, então o Senhor me fez “lançar a rede em águas mais profundas”, e assim surgiu a ALCOM. (no site que já postei acima tem toda nossa história, seria ótimo que vocês dessem uma lida, podem nos mandar e-mails também gostamos de receber (risos)).

4. Em que dia foi fundada a ALCOM? Quantos membros ela tem?

Formalmente a ALCOM nasceu no dia 01/10/2000 com sete membros. Hoje temos mais ou menos 6 consagrados que estão em atividade, mas com os consagrados “inativos” seríamos em torno de 15; temos ainda 3 membros em Aliança em discernimento para se consagrar, e mais 8 em fase de formação e diversos colaboradores.

5. Em algum momento você pensou em desistir da ALCOM? Quais foram as suas dificuldades?

Na verdade já pensei em desistir de tudo... Mas da ALCOM não daria, pois como disse é mais que um projeto, é um jeito de ser, um estilo de vida, é parte minha, “eu sou ALCOM”!, Como nós membros falamos e é um de nossos lemas “MEU CORAÇÃO ESTÁ NA CRUZ” e parodiando um homem santo Padre Jonas Abib “não dá mais para voltar...”

6. Você participa de outra pastoral dentro da igreja?

Sou ministro da Santa Comunhão, da palavra e das exéquias, também sou da equipe da preparação de noivos.

7. Você tem devoção com algum santo?

Tudo na minha caminhada começou com São Francisco (saudades do JUCC), São Bento e com ALCOM acrescentou-se Santa Faustina e Santa Terezinha.

8. Qual é a sua música predileta?

Não sei bem... Quando eu ainda tocava uma música marcou minha vida de “músico” é da Banda Taus “Se meu canto não faz algo em mim primeiro de que vale está vontade de Cantar? A nossa força está naquilo que vivemos, deixe que vida chegue junto para cantar...” (acho que é assim (risos)).
Gosto de todas do Espírito Santo e tenho também uma história especial com a “Eu sou teu, Tu és meu e isso me basta...”.

9. Qual é a frase religiosa que marcou ou marca a sua vida?

“Vai e reconstrói a minha Igreja”.
“Olha o que Senhor fez por você e o que você tem feito por Ele”?
“Tudo lhe é permitido, mas nem tudo lhe convém”.
“Em Deus a gente não se desespera, em Deus a gente espera”.


10. Antes de você casar-se com a sua esposa Juliana, você chegou a pensar em se tornar um consagrado, ou melhor, se tornar padre?

Sim, pois vivíamos (lá no Parque do Lago) uma radicalidade muito grande, muita oração e trabalho, tivemos muitas experiências de Deus e por isso queríamos estar mais perto dele...
Mas aprendi que vocação não tem só haver com o nosso querer, mas sim com o querer de Deus que chama e tira do meio do povo...
Então encontrei a Jú´, a amei... e assim descobri minha vocação!


11. Conte-nos um pouco acerca de suas pregações. Quando começou? Quantas você já fez? Qual foi mais especial? Sinta-se à vontade em falar sobre os momentos mais marcantes.

A pregação surgiu da necessidade e do crescimento dos projetos de Deus em minha vida, parei de tocar e me dediquei a ALCOM e algumas pessoas gostavam e ainda gostam de me ouvir falar e me chamavam para pregar.
No começo tinha medo, não conhecia bem, mas fui... Ai não parou mais.
A pregação é uma coisa muito complicada, pois, você fica muito exposto a tudo, olhares, julgamentos e, principalmente, a testemunhar com a vida com o que fala!
Também te leva à ser amado ou odiado por muitos, que sequer te conhecem, mas porque naquele dia e naquela hora, por “sorte” ou “azar” (sem qualquer superstição é só para ilustrar), acabaram por te ouvir e o que você falou o atingiu de em momento que feriu ou curou... Mas é a conseqüência, a pregação tem que ser “Kerigmática”, mas às vezes tem que ser de denúncia como fez João Batista e sabemos o que isso lhe custou, não é? Nada mais, nada menos que sua própria cabeça!!!
Sinceramente não sei quantas foram, mas foram muitas...
Já preguei para muitas pessoas, para poucas, uma que foi muito engraçada, eu dei numa rádio, outra foi em um evento que seria filmado pela Rede Globo, outra foi em um evento na base da Polícia Militar no Jd. Ângela... E quando preguei gritando “converta seu padre” com o padre ouvindo e vivendo a pregação.

12. Quais são os próximos planos espirituais e pessoais para sua vida?

Na verdade, nunca gosto de dar passos na frente de Deus, sempre espero que ele dê o passo e ai sim eu o sigo!!


Deixe uma mensagem para os jovens do SIRAC:

Deus abençoe a vocês e lhes dê sua Paz! Tenha coragem, pois Ele venceu o mundo!


Marcinho e a sua esposa.

Marcinho, nós do SIRAC, desejamos que Deus continue iluminando você e a todos da família ALCOM, e torcemos para que o seu carisma seja levado cada vez mais para as pessoas necessitadas da misericórdia Divina.

Paz e bem!
Família SIRAC

OBS.: PARA CONHECER MAIS SOBRE A ALCOM, CLIQUE AQUI.

3 comentários:

  1. Amei a entrevista Marcinho, principalmente a frase: “Tudo lhe é permitido, mas nem tudo lhe convém”. Deus abençõe vc e sua família.

    ResponderExcluir
  2. Olá,Marcinho...
    Vc como sempre sábio em tudo que diz,sinto muita saudade de todas da nossa Família ALCOM.Mas tenho minha mãe que sempre me diz de vcs...Gosto muito de ouvir suas pregações ou apenas conversar com vc...Essas frases suas sempre me faz pensar e refletir...
    “Olha o que Senhor fez por você e o que você tem feito por Ele”?
    “Tudo lhe é permitido, mas nem tudo lhe convém”.
    “Em Deus a gente não se desespera, em Deus a gente espera”.
    Deus abençoe vc e toda nossa Família ALCOM...
    BJS,SAUDADE

    ResponderExcluir
  3. Como sempre mandou bem Fundador...rsrs!!!
    Sinto alegria profunda em meu coração de fazer parte dessa familia e os belos frutos que a divulgação da Dívina Misericórdia nos traz todos os dias.
    Que o Senhor te inspire cada vez mais a viver com proforundo amor esse carisma e transbordando em você possa ser transmitido a todos "Familia Alcom" com o mesmo amor para que jamais se perca esse imenso TESOURO.
    DEUS NOS ABENÇÕE

    ResponderExcluir