Passada a 1ª parte do evento agora era a expectativa pela chegada da cruz e do ícone de Nossa Senhora pra dar continuidade com a missa.
Finalmente, depois de uma longa espera, embalados pela música que foi tema da jornada de Roma 2000 “EMANUEL” através de um corredor preparado no centro de toda a juventude, acompanhados pelas bandeiras dos estados e carregados por jovens brasileiros a cruz e o ícone seguiram em direção ao palco já paramentado.
Dom Raymundo Damasceno, arcebispo de Aparecida e presidente da CNBB, iniciou saldando a presença dos jovens de todo o Brasil em um evento tão importante afirmando: “Somos gratos ao santo padre por escolher o Brasil o país sede da JMJ. É com Cristo ressuscitado e com Nossa Senhora que venceremos. Que a juventude eterna de Maria nos encoraje a perseverar no seguimento a Jesus Cristo. Vocês jovens são a esperança do Brasil, os sentinelas do amanhã”.
A importância do símbolo da cruz sagrada foi enfatizada por Dom Lorenzo Baldisseri: “A cruz não é um simples objeto de madeira, é Cristo que passa. Ao percorrer as dioceses do Brasil, será o próprio Cristo a santificar o seu povo. Alegrem-se de serem privilegiados por receberem o símbolo maior de nossa fé.”
Na homilia, realizada por Dom Odilo Scherer, ele afirma a cruz ser o “sinal de nossa pertença a Cristo” tendo em vista que através dela Jesus se colocou ao lado do homem, se tornou servo para entrar em nossas angustias. A tornou símbolo de quem entrega a vida pelos que ama. Dom Odilo ainda concluiu dizendo: “Até 2013 viveremos um tempo favorável de evangelização, momento de envolver os jovens na vida da Igreja, de transmitir o patrimônio da fé às novas gerações”.
Ao fim da celebração, o bispo auxiliar de São Paulo e coordenador do Bote Fé em São Paulo Dom Tarcísio Scaramussa agradeceu a Juventude da Arquidiocese pela participação e colaboração na realização da festa de acolhida dos símbolos da JMJ, momento tão importante para a Igreja no Brasil. Em seguida, dom Orani João Tempesta, arcebispo do Rio de Janeiro, lançou oficialmente o site a as redes sociais da JMJ Rio 2013.
Muuuuuito + Música!!! E Adoração TBM!!! \o/
Após a missa o evento seguiu com mais shows musicais com as presenças do Ministério Adoração e Vida abrindo a segunda parte seguida dos artistas da comunidade Canção Nova Dunga, Eliana Ribeiro, Salete, Diácono Nelsinho, Amor e Adoração, Banda Conexa entre outros indo até as 21h, quando a Cruz da JMJ e o Ícone de Nossa Senhora seguiram para a Catedral da Sé, iniciando a peregrinação pela Arquidiocese de São Paulo.
Esse pode ser considerado o inicio de um novo tempo, não só pra juventude católica do Brasil, mas também pra igreja como um todo. Tempo de mostrar a sua cara jovem mais atual e conectada do que nunca. Afinal, nesses novos tempos meios como a Internet servem de ambiente de comunicação e anuncio, (objetivo claro da Boa Nova) aproximando ainda mais as pessoas, pois grandes distancias se tornam pequenas e relacionamentos cada vez mais possíveis diante das novas tecnologias, marca registrada de nossa juventude. Ainda assim, a marca maior que continua e continuará ligando, é e sempre será a Cruz de Cristo, sinal maior de nossa ligação, não só de relacionamento com o próprio Cristo, mas entre todos nós, irmãos num só coração.
PAZ&BEM, Família SIRAC!!!
Nenhum comentário:
Postar um comentário